Por que viajar para Montevidéu?

Montevidéu é a capital da República Oriental do Uruguai e a mais austral da América, cujo lado sul fica na orla do Rio de la Plata, onde tanto nativos quanto turistas costumam frequentar, em diferentes épocas do ano, para passar a tarde no calçadão recebendo a brisa das águas rioplatenses e aproveitando o colorido do local.
Constituída por sessenta e dois bairros, divididos em oito municípios administrativos. A cidade foi qualificada desde 2006 até 2015 como a cidade com a melhor qualidade de vida da região, além de ser uma das mais visitadas pelos estrangeiros.
Seu patrimônio edificado, os jardins que embelezam os vastos Parques localizados em cada bairro, o calçadão tão característico da cidade, as Feiras localizadas em diferentes áreas geográficas e as ruas cheias de história são o pretexto perfeito para dar um passeio que relaxa e entretém ao mesmo tempo.

Como chegar a Montevidéu?

Diariamente, os barcos e ferryboat que ligam Montevidéu a Buenos Aires chegam a cada duas horas, inclusive com a possibilidade de transportar automóveis na mesma embarcação. Para fazer a reserva de uma viagem na plataforma on-line de Buquebus, você deve somente indicar a quantidade de passageiros e se levará ou não um veículo no bagageiro, podendo ser uma moto, um carro ou uma caminhonete. Buquebus oferece, além disso, "Um dia na Capital" que forma parte do Day Tour ao Uruguai, com passagens, excursões e refeições incluídas no novo Barco Francisco para chegar ao seu destino com o melhor serviço de bordo. Aliás, todos os anos chegam ao porto mais de 120 cruzeiros internacionais com turistas ansiosos por conhecer a cidade e seus segredos. Quem quiser, pode chegar de avião ao aeroporto de Carrasco, que fica a 23 km da capital ou de ônibus à rodoviária chamada Tres Cruces.

O que fazer em Montevidéu?

Ao chegar a Montevidéu o primeiro que vemos do barco Francisco são o largo Calçadão Portuário e o dinamismo do Porto de Montevidéu. Ambas são áreas de chegada, mas que podem ser aproveitadas de forma semelhante devido às paisagens e pela conexão com a Colina de Montevidéu e a sua Fortaleza, locais representativamente históricos da cidade.

No centro, em Punta Gorda, os espetaculares jardins e as imponentes residências podem ser visitadas de bicicleta, caminhando ou aproveitando o Ônibus Turístico de Buquebus. As praias que se estendem por 18 km à beira do calçadão das Nações Unidas deixam ver as tentadoras areias brancas para tomar sol ou banhar-se.

Quem chega a Montevidéu não pode deixar de conhecer a Cidade Velha, onde fica a Praça Constitución, a Igreja Matriz e no centro, coroando o cenário, um chafariz de mármore de Carrara que se encontra no local desde 1871. Próximo ao sul, o Mercado do Porto é o local mais escolhido para deleitar-se com a gastronomia típica do lugar.

Dicas para sua viagem para Montevidéu:

Confira a documentação necessária para entrar ao Uruguai. (ver)

Se você for viajar levando um veículo, verifique com anterioridade que a documentação esteja em dia.

O orçamento recomendado é entre 50 e 100 dólares por dia, por pessoa.

Não perca a oportunidade de visitar os locais de comida do Mercado do Porto, onde confluem atividades artísticas, como músicos locais e artistas plásticos, embelezando a sua estada com a arte e a gastronomia típica.